PDA

View Full Version : FAQ Les Dirigibles...Blimps & Zeppelins...

Guga
Jan 06, 2006, 07:48 AM
Os dirigíveis são formados e compostos por : Dirigiveis rigidos, semi-rigidos e não rigidos.

Formados por:
1- Envelope (balão cheio de gas)
2- Balonetes
3-Gondola(s) onde vão os seres humanos e ou controles.
4-Motores
5-estabilizadores
6- cortinas de sustentação

Como funciona?
Podem ter inumeros motores e podem ser vetorados(ou seja pode se virar os mortores para cima (até 45 ° para ajudarem o dirigible a subir) assim como se pode virar os motores para baixo e esquerd e direita.
O novo Zeppelin LZ NT tem 3 motores vetoraveis em todas as direções.
O envelope é cheio de gas helio até que o dirigivel fiquem com peso ZERO.
Para isto usa-se lastro para flutuação neutra, ou seja como um submarino que fica entre o fundo do mar e a superficie da agua., eo motor e os estabilizadores é que o fazem subir e ou descer.
Claro utiliza-se lemes e profundores.

Carga
Para cada 1 kg que se quer levantar usa-se por regra 1m³ de gas helio (O hydrogenio levanta até 20% vezes mais porem é inflamavel e por isto não é mais usado)
Realmente 1 m³ levcanta 1.0kg, mas 2m³ levantam 2,13kg, e 3 m³ levantam 3.1686 kg e assim por diante, porem todos calculam 1 para 1 é mais fácil.

Balonetes
Muito antes do avião e talvez tão importante quanto, Santos Dumont inventou a Balonete.

Trata-se de um balão que fica vasio dentro do balão que está cheio de gas.
Uma vez esta balonete seja enchida com ar, ela vai comprimir o gas helio que está dentro do Balão principal e todo o dirigivel ficará mais pesado por causa do peso da balonete agora com ar.
Faça uma analogia com os tanques de lastro de um Submarino, é a mesma coisa.

Em outras palavras as balonetes servem para se adicionar lastro em um dirigivel, isto é feito da seguinte maneira, atravez de bombas ou simplesmente usando-se o escapamento dos motores. As balonetes tambem podem servir para manter a pressão do gas interno estável dentro do envelope principal, a medida que a pressão atmosferica varia por causa da altitude em que o dirigivel se encontra.
Simples instrumentos de mercurio controlam estas atividades de controle de pressão interna automaticamente. O piloto pode sempre override estes controles manualmente.

As Cortinas de sustentação servem para evitar que o envelope dobre onde a gondola esta presa... quando os envelopes são compridos, o perigo de dobragem do mesmo é grande, mesmo nos modelos rc...

http://www.blimpshow.com.br/images/treinamento.jpg

Guga
Jan 06, 2006, 07:50 AM
Em Outubro fiz a festa do Aviador 2005 vejam o Demoiselle (quem foi no PAMA viu) fabricado pelo pessoal do Fernando Botellho Dono e patrono do "Broa" ...

Parece que eles vão fazer um 14 bis (escala real) para 2006 e inclusive vai para Paris para as celebrações do centenario de Santos Dumont...

Aguardem... :-o deve vir um concurso NACIONAL patrocinado pela FAB para se fazer varias escalas de 14 Bises desde á elastico, eletrico e a combustão radiocontrolado... :!:

Guga
Jan 06, 2006, 07:53 AM
Voando o "ForALL" no ritimo de forró...decola...Por Guga

Coincidência ou não...

Meu sogro (Bob, Robert Schaller) foi Piloto da marinha Americana(em 1942) e estava baseado na Base aérea de Natal no RioG.do Norte onde fazia guarda costeira e caça a German Subs...

Ele me contou que todas as quintas feiras tinham folga e realizavam uma festa na basea aerea de Natal a qual chamavam de ForAll... onde vinha uma banda da cidade e todos eram convidados... (não podiam trazer Glen Miller) por isto vinha qualquer banda barata do povão mesmo.

Zabumba... Triangulo e Sanfona, e tava feita a festa...
Onde a idéia era aprazeirar os rapazes pilotos para manter o animo e moral alto nas tropas ...

Para tanto criaram as "meninas de carteirinha"... para aqueles que não sabem era uma maneira de evitar as tão perigosas doenças venereas...
para tanto faziam exame medico de graça para a mulherada assim o risco era menor...

Bem, encurtando a estória.... minha sogra (Wanda) era uma destas "meninas de carteirinha" Que conheceu o Bob (meu sogro), os 2 se conheceram, dançaram, e namoraram nestas festas de ForAll...

Isto aconteceu com varios dos pilotos que acabaram casando com estas meninas.... e no final da guerra as levaram para os USA (foi o caso do Bob e da Wanda)

Alguns voltaram para o Brasil para trabalhar, pois falavam portugues e suas esposas e filhos tambem... pois alguns filhos naceram na volta aos USA no final da Guerra... e agora retornavam com seus pais para o Brasil.

Pois é ... estes filhos de americanos com esposas do Brasil
são conhecidos como "NAVY BRATS From ForALL"

Minha esposa Patricia é um destes Navy Brats, por isto sei da estória pois o Bob sempre falava do Forról e dos tempos alegres de Natal em 1940´s...
Ele não podia esperar pelas Quintas Feiras para ir dançar e se divertir nos Forróls...

O Bob já é falecido... e a "menina de carteirinha" Wanda minha sogra tambem... Deus os tenha os dois...

Quando o "Tato" o musico do Fala Mansa me ligou e disse que tinha uma musica com o nome de " DECOLA" e que precisava de um balão para lançamento da musica, me veio toda as lembranças do
Bob e Wanda nas festas de "ForAll"

Vejam abaixo umas fotos do Balãoque eu fiz (e que chamei carinhosamente de ForAll) fiz pro "Fala Mansa" no lançamento da musica e DvD novo... Quem tiver o ultimo DvD do FalaMansa pode conferir... o Balão que eu criei hoje é marca do Conjunto...

Vai ter até video Clipe na MTV... Legal né?...

Notem os 2 motores nos 2 lados da Gondola....

Guga
Jan 06, 2006, 07:57 AM
Eu fiz o Lançamento do filme , "Pelé Eterno" com um dirigivel chamado Pérola Negra...
vejam as fotos...

Guga
Jan 06, 2006, 07:58 AM
Aqui um relatório da festa de aniversario da "Esquadrilha da Fumaça"

Todo o ano a Esquadrilha celebra no dia 14 de Maio o aniversario...
Para tanto ela abre a casa para o publico em geral e a AFA abre os portôes para o povo Brasileiro assistir uma demosntração aerea que muitos Brasileiros ainda não viram ao vivo...

Este ano no 53° aniversario fui contratdo para levar um dirigivel com as marcas da Fumaça...
A festa foi bonita... vale a pena conferir...

Guga
Jan 06, 2006, 07:59 AM
No dia 10 dez, fui contratado para voar um Dirigivel para a formatura da Turma "Genesis" os Aspirantes de 2004. Na AFA academia da Força Aérea em Pirassununga.
Foi realmente incrivel e eles gostaram muito abaixo posto umas fotos da Academia e da festa...

Guga
Jan 06, 2006, 07:59 AM
Uma idéia visual do PAMA 2005...

Inflando O "Tudo começou com Ele..." do III COMAR...

Guga
Jan 06, 2006, 08:00 AM
Aqui vai uma idéia geral da coisa...

O Kit "La Balladeuse"...

Guga
Jan 06, 2006, 08:02 AM
Agora ...Veja algumas fotos de clientes que compraram o "La Balladeuse" Black e estão operando de norte a sul do país...

Em Cinemas...

Em Convenções...

Em Feiras de Negócios...

Em Lojas e Eventos de Aeromodelismo...

Em formaturas...

Em Shopping Centers nas praças de alimentação...

Cebola
Jan 08, 2006, 09:54 AM
Some free propaganda, work's well.

If I get no new clients, I get some presitige!!

That's the way I think (do I am wrong?)

Cebola
Brazil