PDA

View Full Version : Data Asa com composite em fibra de carbono

Cebola
Jan 02, 2006, 11:53 AM
editado

Cebola
Jan 09, 2006, 09:30 PM
editado

Cebola
Jan 21, 2006, 02:06 PM
editado

Lucke
Jan 24, 2006, 07:47 AM
é isso aí Cebola.. muito bom... parabéns

pretendo fazer algo assim em um planador DLG. porém somente com as lonagarinas superior e inferior com apelicação de fibra. Eu comprei aquela fibra solta, parece cabelo, achei bem mais difícil de usar que a fita da Dave Brown, eu pretendo aplicar da seguinte madeira: Colar a fibra de carbono na chapa de balsa com cola epoxi diluída com alcool e depois cortar na medida que preciso. Para colar vou aplicar a cola na chapa, depois aplico a fibra, em seguida mais uma camada de cola.

Tem alguma outra dica para aplicar a fibra ou assim pode dar certo ?

Aeroabraços,

Lucas

Cebola
Jan 28, 2006, 10:52 PM
editado

Lucke
Jan 30, 2006, 05:35 AM
Ok Cebola,

Duas coisas.. onde acho essa cola Especial ?

A fibra de carbono que eu comprei é da Dave Brown também só que ela é "solta", parece uns fios de cabelo... vc já usou destas ? tem alguma dica ?

Aeroabraços,

Lucas

Cebola
Jan 30, 2006, 09:17 AM
editado

Lucke
Jan 30, 2006, 11:27 AM
pois é Cebola... só depois de comprar é que eu vi que existe esta outra.... agora já comprei dois pacotes dessa "cabeleira".. e pra não perder mateiral.. vou usar ela mesmo... essa cola que vc indicou tb serve para ela ?

Valeu !

Lucas

Cebola
Jan 30, 2006, 05:59 PM
editado

Lucke
Jan 31, 2006, 05:24 AM
Ok Cebola,

Estou pensando em fazer diferente:

- Aplicar a resina com a fibra em uma chapa de balsa, e depois recortar a chapa nas medidas das longarinas que preciso, acho que fica mais fácil não ?

Muito obrigado pelas suas dicas..

Lucas

Lucke
Feb 08, 2006, 11:44 AM
ok Cebola, comprei a resina, agora vou fazer o que eu disse na mensagem acima, vou tirar umas fotos e fazer um pequeno um tutorial.

Para aplicar na chapa vou colar as pontas com CA de maneira que fique bem esticada sobre a chapa de balsa, depois venho com a resina e aplico usando uma espátula...

Acho que pode dar certo...

Aeroabraços

Lucas

apatitucci
Mar 07, 2006, 08:25 PM
Cebola,

Desculpe a curiosidade, mas, você normalmente não faz motoplanadores, certo?

Andrey

Cebola
Mar 07, 2006, 11:37 PM
editado

Lucke
Mar 30, 2006, 02:21 PM
Cebola eu tentei usar aquela Fibra mais barata.. é um porcaria !!!!

Não bom mas nem a pau !!! Já comprei em forma de fita igual a que vc usou, porém ainda não deu tempo de fazer, quando eu fizer vou tirar algumas fotos...

Valeu !

Lucas

Cebola
Mar 30, 2006, 02:40 PM
editado

Harpia
Oct 26, 2006, 05:09 PM
Cebola eu tentei usar aquela Fibra mais barata.. é um porcaria !!!!

Não bom mas nem a pau !!! Já comprei em forma de fita igual a que vc usou, porém ainda não deu tempo de fazer, quando eu fizer vou tirar algumas fotos...
Valeu !

Lucas

Lucas.

Eu fiz um planador usando uma planta que o Cebola me enviou.
As longarinas são de carbono de 1mm feitas de forma muito simples, usando o roving de carbono ( esse que você diz parecer fios de cabelo). Para fazer a longarina eu cortei duas tiras de balsa de 1mm e colei com CA numa superfície plana, fazendo assim um molde. A distância entre as tiras de balsa foi de 8mm, exatamente a largura da longarina.
Para impregnar o carbono eu usei resina epoxi aplicada com uma espátula ( cartão de crédito usado) retirando o excesso de resina. Aos poucos fui colocando o carbono no molde até que se formasse uma camada espessa, e em seguida coloquei uma madeira sobre esse molde fechando-o e ao mesmo tempo comprimindo as fibras. Deixei curar por 24 horas. O resultado final foi uma longarina super resistente. Entre as duas longarinas fiz da forma que o Cebola escreveu no início deste tópico.
As nervuras de balsa de 2 mm foram reforçadas com carbono que eu laminei exatamente como o Cebola descreveu, entre duas placas de vidro, só que em vez de desmoldante eu usei papel celofane como proteção.
Para colar o carbono nos capstrips eu usei CA. Dá muito trabalho mas fica muito bom e resistente.
O bordo de Fuga da asa eu fiz de carbono também. Fiz um molde do mesmo modo que a longarina, porém com 5 mm de largura e laminei com epoxi. O resultado final é uma peça muito dura e resistente.

Edson

Cebola
Dec 04, 2006, 02:46 PM
editado

Cebola
Dec 06, 2006, 09:22 AM
editado

Cebola
May 07, 2007, 10:40 AM
editado

geyson79
Apr 11, 2008, 01:16 PM
Olá, estou interessado em aprender a lidar com fibra de carbono. Alguem sabe onde posso encontrar algum material que ensine alguma coisa? E tbm gostaria de saber onde posso encontrar a fibra.

Obrigado.

Geyson

belotto
Apr 11, 2008, 07:35 PM
Mala sem alça....

mlunetta
Apr 11, 2008, 08:05 PM
Porque sempre esses posts estão editados???

agressiva
Mar 05, 2009, 09:56 AM
Pessoal, alguem pode me dar uma dica de onde comprar firba de carbono dessas tipo fita e tambem a resina ?

tem algum lugar que posso achar dicas de como trabalhar com a fibra ?

abraços .

kreu01
Mar 05, 2009, 10:49 AM
Pessoal, alguem pode me dar uma dica de onde comprar firba de carbono dessas tipo fita e tambem a resina ?

tem algum lugar que posso achar dicas de como trabalhar com a fibra ?

abraços .

Ola.

Na hobbydelivery voce voce vai achar a fibra de carbono e na de santi voce encontrara a resina. A resina também tem na só isopor.
www.hobbydelivery.com.br
www.desantiaero.com.br
www.soisopor.com.br

Abraços