View Full Version : Cantinho português (portuguese corner)
jmralves
Dec 13, 2005, 09:52 AM
Hello Everybody,
Well, I decide to create this portuguese corning, open to everybody that want to post here.
I hope that portuguese language will be used here predominantely, but other languages are welcome too :) .
Agora em português, há mais alguém por aí que queira aqui deixar alguma informação?
Estou neste momento a adaptar pequenos cdroms a caixas redutoras que já tiveram speed 400 como motores, e posso dizer-vos que estou muito contente com o desempenho dos pequenos motores sem escovas.
Cumprimentos de Lisboa, Margem Sul do Tejo.
Jorge
nabes5
Dec 14, 2005, 06:45 PM
whats up?
my wife is from the acores. i have been it was great. and there is some good wind for slope flying
nabes
jmralves
Dec 15, 2005, 09:55 AM
Hi nabes,
Yes Açores it's a natural beautiful islands, I am from the continent, but I had visit S. Miguel and Terceira.
From where is wife?
So you like to fly in slope, there is sometime I did the last flight in a slope, My Horten wing is grounded for some time now.
Jorge
joao
Dec 23, 2005, 05:13 PM
Olá a todos,
Jorge, és o Jorge Alves dos indoors, etc?
Eu sou o João Monteiro de Coimbra do Pombal indoor de 1999.
Incrível até onde já foi este site, malta muito fixe por aqui !
Um abraço
João
jmralves
Dec 23, 2005, 05:46 PM
Olá João,
Também gosto de modelos pequenos mas nunca fiz indoor, para grande pena minha :(
De facto, por aqui há muita informação, mais do que aquela que conseguimos assimilar.
Não sabia que havia por ai outro Jorge Alves Com a mania do RC, o mundo é pequeno :)
Já experimentaste o mundo dos pequenos cdrom ?
Jorge
joao
Dec 24, 2005, 01:55 PM
Caro Jorge,
Ainda não experimentei os Cdroms...
As minhas últimas "grandes" aquisições foram um Shock Flyer com um AXI 2204 com 3 Lipos e 200g que acelera na vertical e um veleiro RC. Coisas muito diferentes mas ambas super :cool:
Já agora um super 2006 para todos !
ou como dizem os nossos anfitriões anglo-saxónicos
:CHEERS :D
jmralves
Dec 24, 2005, 02:24 PM
Tenho um shockie com um cdrom da Gobrushless.com, Tem sido super até agora, com acelerações na vertical e 15 min de autonomia a partir de umas lipo kokam 720 3s
O veleiro é algo que ainda não experimentei, mas quem sabe um dia...
Feliz natal e bom 2006, para todos.
Jorge
UltraOhm
Dec 26, 2005, 05:51 PM
Aproveito entao para enviar o meu primeiro post neste recem inaugurado forum (inter) Nacional.
Que goze de muita informaçao util e agradavel para todos os Portugas espalhados pelo mundo.
Bons voos e bom 2006
jmralves
Dec 26, 2005, 06:10 PM
Olá UltraOhm
Bem vindo a este espaço de discussão/informação em português.
Eléctricos??
Jorge
UltraOhm
Dec 27, 2005, 06:24 PM
Electricos!......Claro!.....Limpos e Silensiosos!
joao
Dec 28, 2005, 03:32 AM
e fiáveis :)
Já agora "O cantinho português" penso que representa bem a "nossa" maneira de estar no mundo, um povo globalmente pacífico ...
Cumprimentos a todos, João
UltraOhm
Dec 28, 2005, 05:48 PM
Bom Entretanto será que posso postar aqui alguns dos meus aeromodelos electricos?
Dois para começar:
ME109 (http://www.rcgroups.com/gallery/showphoto.php?photo=16335&sort=1&cat=500&page=1)
Zero (http://www.rcgroups.com/gallery/showphoto.php?photo=25998&sort=1&cat=500&page=1)
jmralves
Dec 29, 2005, 11:51 AM
Bonitos :)
Construção caseira?
Os meus modelos estão em más condições, e não são tão bonitos :o
Mas sempre posso pôr aqui uma foto do meu "maior" motor, kit da high-torque.de , ainda à espera de modelo.
UltraOhm
Dec 29, 2005, 05:06 PM
Sim sao de construçao caseira notam-se bem o pessimos acabamentos :-). O que vale é que pintadinhos as vezes parecem "novos". Confesso que nao tenho muito jeito nem paciencia para certos promenores. Ainda assim o que interessa principalmente é que voem e que me divirta, felizmente nao tenho outros objectivos como concursos ou competiçoes, dai que saltam a vista os maus pormenores :-)
Jorge podera contar mais pormenores acerca desse "big" motor?
Andei na pagina so encontrei isto 050/350/25/10W/14P
jmralves
Dec 30, 2005, 07:12 AM
Bem, o motor ainda está "em teste", ainda não consegui rentabilizar o investimento (€ e tempo) que fiz nele.
Tem enrolamento do tipo LRK (que proporciona mais torque do que um enrolamento normal, tem 16 voltas (espiras) feita com fio de 0,6mm diâmetro, tem 12 polos magnéticos e stator com 12 braços, dos quais só seis estão bobinados (LRK). O stator tem 35mm de diâmetro e 25 mm de altura.
O motor tanto roda um hélice APC 16x10 como roda um 12x10. Como ainda não voou, não sei qual a hélice mais adequada.
Jorge
UltraOhm
Dec 30, 2005, 12:53 PM
Á moda da AXI será um 3524-16!
Com essas spiras deve ser um motor para aguentar com bastante voltagem umas 6s Lipo deverão ser eficazes a moda do twister 29 ou de um AXI serie 41 Potencias na ordem dos 700 Watt
jmralves
Jan 01, 2006, 06:00 PM
O motor LRK voou hoje montado num ThunderTiger 2000 (um asa alta de aprendizagem), com hélice APCE12x8 e dois packs, 1 com 14 células RC1700 e o outro com 16 células RC2000 (graupner made in china...)
Com o primeiro pack, o voo decorreu com normalidade, mas com falta de energia, o avião descolou bem mas muito lento... o voo durou 4min e 38s.
Com o segundo pack, o modelo esteve mais instável, talvez devido à menor pujança destas RC2000 e o voo durou apenas 4min.
Fiquei desapontado..., no próximo fim de semana vou experimentar outro ESC (hoje voou com CC Ph80, da próxima será da Jeti), para ver se o motor "aquece" mais um pouco.
Comentários?
Jorge
UltraOhm
Jan 02, 2006, 05:16 PM
Acho que nao ha duvidas que o segundo pack tem uma anomalia! alem de ter obrigaçao de durar mais o tempo de voo em comparaçao com o performance obtido com o 1º pack alem disso uma vez que o numero de celulas aumenta o motor deveria obrigatoriamente de ter mais força uma vez que a diferença de potencial aumentou e consequentemente a potencia em jogo, mas como o pack 2000 esta "xouxo" ou tem uma resistencia interna alta tais debitos de corrente exigidos ao pack sumiram e a potencia fugiu pelo cano. Estou convencido que o problema nao estara no speed controller mesmo que o timming usado nao tenha sido o apropriado, por norma softimming para motores inrunner ou hardtimming para motores outrunner que pareçe ser o caso.
E mais comentarios nao faço pois desconheço toda a envolvente inerente quer ao modelo quer as condiçoes fisicas que acompanharam esse voo :-) aguardo no entanto mais pormenores.
Bons voos
jmralves
Jan 02, 2006, 06:30 PM
Hoje experimentei o motor com o ESC da Jeti, consegui mais 500RPM, nada mau...
Também experimentei o motor com um barrote 16x10 da APCE, meus amigos, aquilo é que foi motor, quase que ia deixando fugir o modelo :D
Que pena a altura do veio em relação ao solo não permitir hélices maiores do que 12 pol :o
O 2º Pack não tem de facto pujança, foi feito com células cujo revestimento exterior é cartão, embora o pack tenha um acabamento como a Graupner sabe fazer bem, não tem a "força" de uma pack da sanyo...
Já agora, o que me aconselham, sanyo ou GP ? estou a pensar comprar uns packs NiMH, RC3600HV da sanyo ou GP330SCHR.
Alguém tem experiência com estas células??
Jorge
UltraOhm
Jan 03, 2006, 06:13 AM
Já agora, o que me aconselham, sanyo ou GP ? estou a pensar comprar uns packs NiMH, RC3600HV da sanyo ou GP330SCHR.
Alguém tem experiência com estas células??
Jorge
Ja pensou na hipotese das LIPOS???? Sem querer fazer publicidade porque nao espreitar a titulo de curiosidade este site: http://www.tarabat.com/
jmralves
Jan 03, 2006, 08:12 AM
Obrigado pelo Link :)
Tem lipos destas? Como se comportam? Quantos ciclos aguentam? correntes na ordem dos 40 50A?
Tenho experiência com kokam e Etec e são ambas muito fraquinhas.
UltraOhm
Jan 04, 2006, 06:50 AM
Tenho Lipos Tarabat serie 2000HD com descarga nominal a 25A e descarga de pico 35A.
Ate a data nao tenho motivos para estar desanimado com as lipos antes pelo contrario tenho obtido sempre bons resultados com este tipo de baterias é pena serem ainda tao caras mas mesmo assim recomendo-as a todos desde que lhes saibam fazer uma boa manutençao.
Quanto ao ciclo de vida em principio devem durar tanto quanto as NiMh 500 ciclos.
Guardam-se sempre carregadas, manteêm a carga ao longo do tempo, podem-se acrescentar em paralelo ou serie consoante as necessidades, etc etc
jmralves
Jan 04, 2006, 07:38 AM
Falei com o fabricante do motor, recomendou aumentar o hélice para um 15 pol. , aumentar o diâmetro do fio de cobre e reduzir o nõ de voltas para 14 de modo a que a corrente máxima seja à volta dos 50Amp (máximo rendimento).
PAra experimentar na próxima conversão, um OS60FX num Extra300S para eléctrico, a ver vamos...
UltraOhm
Jan 04, 2006, 05:54 PM
Amigo Alves pelo que vejo voce habita em Lisboa!
Assim sendo pergunto onde costuma voar os seus modelos?
jmralves
Jan 05, 2006, 08:27 AM
Margem Sul, pista do seixal, e onde houver um terreno livre suficientemente grande para os pequenos eléctricos poderem voar em segurança.
E o ultraOhm?
UltraOhm
Jan 05, 2006, 08:27 PM
Eu vivo e trabalho em lx mas nos fds vou ate a Lourinha minha terra de adopçao. Voo os meus modelos na pista do aeroclube da lourinha encostado ao Mar da praia do areal. De todos os modos por vezes vou ver os modelos dos amigos quer seja na pista do seixal quer na encosta da APSIA.
Ja agora aproveito para vos convidar a clicarem neste link com muita informaçao das pistas de aeromodelismo em Portugal, basta terem o google earth:
http://aeromodelismo.lasanha.net/modules.php?op=modload&name=UpDownload&file=index&req=getit&lid=91
jmralves
Jan 06, 2006, 05:50 AM
Ok, pode ser que nos venhamos a encontrar no Seixal :)
Agora estou de volta do meu brinquedo "novo" , um eco8 da Ikarus. Grande complicação o setup dos servos do comando colectivo no meu radio.
UltraOhm
Jan 11, 2006, 01:27 PM
Confesso que nao tenho grande admiraçao pelos Helicopteros apesar de gostar de os ver voar de longe..;-)
jmralves
Jan 11, 2006, 04:34 PM
O heli tem dado um grande gozo :) , já lhe fiz um trem de aterragem novo, em alumínio, também já fiz uma canópia em depron, está catita.
Vou hoje inventar uma bancada para colocar as baterias no interior do meu Extra300S (1,64m, 3,2kg) , já está com o motor montado.
Vamos a ver como se comporta o modelo no próximo sábado, estou com algum receio de o motor não ser suficiente para o modelo em questão.
Estou limitado em termos de hélices, só cá tenho um APCE14x10 e APCE16x10, o ideal seria uma 15x8, mas enfim, se o sistema motriz for capaz de suster o modelo no teste vertical (prop hanging) talvez o faça correr a pista.
jmralves
Jan 11, 2006, 04:37 PM
já agora, imagens do extra
helituga
Jan 22, 2006, 08:36 PM
Olá a todos !
Só queria aqui deixar uma palavrinha de apreço ao pessoal de Portugal.
Já vi que devia ter consultado mais cedo esta secção, não tinha gasto tanto dinheiro em peças de helis, e sempre tinha ajuda de quem sabe.
Um abraço a jmralves uma vez que é cá da margem sul. ( ainda gostava de saber porque raio põe lx ,margem sul ? ) .
Pode ser que um dia nos encontremos e me dê umas dicas .
Posso adiantar que a minha experiência com helis, é um pouco assim , a dar pro repara mais do que voa, mas tenho tido bons momentos e já estou na fase de montar uma fuselagem no meu Zoom 400.É o que se espera de alguém que se iniciou nisto completamente sózinho !
O que me tem valido é o inglês, e o facto de um outro maluco dos helis me ter contactado através de um outro forum, senão já tinha desistido desta brincadeira. Cara, ainda por cima.
A todos um abraço e divulguem este hobby para ver se as peças começam a ficar mais baratas, cá no nosso cantinho.
JMLCatarino, zoom 400, T-rex 450 XL CDE
jmralves
Jan 23, 2006, 04:00 PM
Olá Helituga,
Bem vindo a este cantinho português internacional.
LX, MST porque sim e pronto!
Costumo voar na pista do Seixal, ultimamente com o meu heli e shockie, pode ser que nos venhamos a encontrar por lá.
Jorge, Eco8 com algum "tuning" caseiro :)
joao
Feb 01, 2006, 12:20 PM
É só para assinalar uma efeméride: o 1000 post é o 1000 post :)
João
jmralves
Feb 01, 2006, 02:19 PM
1002 :)
Jorge
PS: Hoje estou triste, parti o eco pela terceira vez, consecutiva, mas finalmente descobri a causa mecânica dos contactos não planeados com o chão.
joao
Feb 04, 2006, 04:02 AM
Não se já experimentaram os micro-helis. Tenho desde 2001 um IKARUS Picollo (passo fixo) e o respectivo simulador e consegui aprender a voar com este aparelhómetro sem ajuda.
É super resistente aos "crashes" o que é super :cool: para quem começa embora digam que os micros são mais dificeis para iniciação. Acaba por ser dos modelos que mais voo pois ando com ele dentro de casa.
Os micros só com um motor e veio de transmissão são muito mais frágeis.
Cumprimentos a todos, João
Ron van Sommeren
Feb 04, 2006, 09:30 AM
Are you guys familiar with these two e-flight fora? Both have active motorbuilders on board :)
http://www.e-voo.com/ (Brasil)
http://www.miliamperios.com/ (Spain)
Vriendelijke groeten ;) Ron
• diy motor building tips & tricks (http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=240993)
• diy outrunner discussion group (http://www.yahoogroups.com/group/lrk-torquemax)
• int. E fly-in & diy outrunner meet (http://home.hetnet.nl/~ronvans/), June 25 2006, Nijmegen, the Netherlands
joao
Feb 04, 2006, 09:57 AM
Hi Ron,
Those groups are new to me, both look very good, thanks for the link.
Have you visited Portugal ?
João
jmralves
Feb 04, 2006, 03:18 PM
Sim tenho um (desgraçado) de um piccolo desde há dois anos, aprendi a voar helicópteros com ele, grande máquina. Agora está parado, o giroscópio (mini-ikarus) desistiu após mais um contacto com a parede :rolleyes:
Ron van Sommeren
Feb 04, 2006, 04:28 PM
... Have you visited Portugal ? ...Yes, in 1998, 2 weeks holiday in the Algarve and we drove to Lissabon one day :)
joao
Feb 05, 2006, 05:55 AM
Hi Ron
Hope you have enjoyed the stay. You might want to take a look again at Lisbon, this time in a virtual way:
http://www.lx3d.com/default1.htm
Once in the site click in projectos (projects in Portuguese) and you wil find the Expo 98, ancient Lisbon, modern Lisbon, etc.
Regards, João
joao
Feb 05, 2006, 06:00 AM
Jorge,
É curioso a quantidade de aeromodelistas que entraram nos helis via Picollos e companhia.
Está nos meus planos arranjar uma máquina eléctrica de exterior com passo cíclico que possa empregar os packs do TwinStar, etc 8x2400 NiCads. Alguma
sugestão?
"Cheers", João
jmralves
Feb 05, 2006, 08:51 AM
João,
Depois de muito pensar no assunto optei por um Eco8 da Ikarus, é barato, resistente, há muitas peças à venda (ebay.de) e voa muito bem.
Tens de escolher a melhor mecânica (menos massa), há muitos testemuhos the Eco8 a voar com 8 células, o meu está muito pesado (1800g) e já só voa bem com 12 células.
Voa muito bem com lipo 4S, mas tudo depende da combinação motor/pinhão de ataque.
Fiz hoje o meu primeiro looping com o Eco8 :D
Jorge
joao
Feb 06, 2006, 02:48 AM
Jorge,
Obrigado pela sugestão, o ECO 8 parece realmente uma boa opção.
Aqui por Coimbra existem dois Zooms da Graupner a voar e parece que muito bem mas este é um heli mais pequeno...
BTW (by the way como aqui dizem) parabéns pelo looping, mais uma data a assinalar :)
"Cheers" João
UltraOhm
Feb 14, 2006, 01:51 PM
Boas Pessoal!
Aqui vao 2 videos zitos para quem entender ver:
http://files.filefront.com/Zero_A6M5wmv/;4729641;;/fileinfo.html
http://files.filefront.com/Trainer_600wmv/;4758949;;/fileinfo.html
Um Abraço e bons voos!
jmralves
Feb 14, 2006, 02:53 PM
Já vi o primeiro, bonito!
aerolasanha, webmaster UltraOhm?
jmralves
Feb 14, 2006, 03:21 PM
já vi o segundo, voar com vista para o mar, espectáculo!
As gaivotas não costumam acompanhar o modelo?
UltraOhm
Feb 15, 2006, 10:45 AM
Já vi o primeiro, bonito!
aerolasanha, webmaster UltraOhm?
Aerolasanha WebMaster = PR (Pedro Ruivo)
Site bastante bom pena ser a movido a "carvao" :rolleyes:
já vi o segundo, voar com vista para o mar, espectáculo!
As gaivotas não costumam acompanhar o modelo?
Confesso que me dá uma enorme satisfaçao em voar neste local com vista para o Oceano Atlantico, quanto as Gaivotas podem ser parvas mas nao sao completamente taradas, alem de nos darem um enorme show de voo, por vezes uma ou outra aproxima-se dos modelos silensiosos pensando que sao Gaivotos.. :p
jmralves
Feb 15, 2006, 02:05 PM
às vezes costumo voar planadores (asas) na serra de São Luís (ou dos barris?) sobranceira a Palmela, e nas tardes de verão os pássaros voam em formação com as asas , gosto bastante :)
UltraOhm
Feb 15, 2006, 04:18 PM
A serra de S.Luis é a que fica de frente ao emissor de televisao da RTP? uma que tem imensos moinhos?
jmralves
Feb 16, 2006, 08:05 AM
Hum, vou consultar o mapa :o
Ron van Sommeren
Feb 16, 2006, 03:24 PM
A Portugese forum:
http://aeromodelismo.lasanha.net/
Vriendelijke groeten ;) Ron
jmralves
Feb 16, 2006, 04:54 PM
Afinal é a serra do Louro, tem um caminho (e um passeio organizado) que passa junto aos moinhos (rota do pão?)
UltraOhm
Feb 16, 2006, 06:15 PM
ahhhh bem me parecia! ja andava desconfiado que essa serra era optima para a modalidade, e tem bons locais para aterrar os modelos?? ja agora o vento tem de ter alguma predominancia em especial?
A Portugese forum:
Vriendelijke groeten Ron
Yes thats a good Portuguese Forum but we have others like these:
http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/
http://apsia.lasanha.net/index.php
jmralves
Feb 16, 2006, 07:08 PM
Bom, quanto a bons locais, não, mas com cuidado não partimos muito.
Agora, a ascendente é espectacular, pelo que me lembro, a encosta tem +- a direcção NE NO pelo que ventos predominantes de Norte são muito bons.
Se conseguirmos passar uma barreira de fraca ascendente, depois mais à frente, são horas de muito prazer, até não aguentar mais a dor no pescoço.
De verão o vento é bom mas faz lá muito calor.
Se decidir aparecer por lá dê-me uum toque, a minha Horten está a precisar de sacudir o pó :)
UltraOhm
Feb 17, 2006, 04:30 PM
Sim talvez por la va um destes dias nao tenho é nada para voar slope :-( ja tive mas desisti dessa modalidade...bom se a ascendente for realmente forte talvez de para o twinjet!! mas tem que estar mesmooooo forte...:-)
jmralves
Feb 17, 2006, 07:01 PM
Já experimentei o twinjet e, se bem me lembro, não deu grande coisa.
No entanto, vale sempre a pena experimentar novamente, há dias em que a ascndente é mesmo boa.
Já lá não vou há para aí uns dois anos.
ciberjohn
Mar 06, 2006, 08:01 AM
Oi, sou frequentador deste forum há já uns meses consideráveis, e nunca tinha dado pelo cantinho português :-) Passo-me a apresentar:
Sou o João, da margem sul do tejo, e costumo voar no seixal, e os meus modelos são:
Beaver GWS » na parteleira
E-starter GWS » recentemente remodelado
EasyStart Multiplex » o meu favorito no momento
TigerMoth 400 GWS » O meu modelo das filmagens aereas
Formosa GWS » com um brushless...é um must ;)
ME 109 GWS » asa À escala...devia ser 30% maior. Não voa bem...
Pegasus da ThunderTiger » o nitroso!
Bom, vou deixar alqui algumas fotos dos modelos...
jmralves
Mar 06, 2006, 08:36 AM
Olá João, Bem vindo ao cantinho português :)
Se calhar já nos cruzámos na pista do Seixal, a paisagem da foto do Me109 parece a do Seixal.
Fã dos eléctricos, já se vê ;)
Que tal uns vídeos obtidos com o TM?
Jorge
ciberjohn
Mar 06, 2006, 08:49 AM
OI
Sim, sou fã dos electricos e sim a pista é a do seixal :-) No verão vou lá mais ao fim de semana, agora de inverno só de semana....e agora ultimamente aquilo tá intransitável para lá chegar :-)
Videos com o TM...ora aqui vai um:
http://www.ciberjohn.com/tiger.wmv
Hugs!
UltraOhm
Mar 06, 2006, 04:04 PM
Afinal estavão aqui e não diziam :-)
Oi, sou frequentador deste forum há já uns meses consideráveis, e nunca tinha dado pelo cantinho português :-)
Ola Joao afinal das contas deste com o caminho das pedras..:-)
Bemvindo...
UltraOhm
Mar 06, 2006, 04:14 PM
Ciber
Penso nao ter duvidas que és um incondicional fan dos GWS, ja na minha optica e sem querer ofender quem quer que seja acho os modelos da GWS umas "chinesises" apesar de concordar que existem modelos GWS que voam muito bem embora o material usado nao seja nada de jeito e alguns modelos serem particularmente feios a meu gosto (e sem querer ofender ninguem mais uma vez). Os Warbirds pelo que se me deu a perceber a voar melhor tera sido o corsair, e invoavel o spitfire! sera verdade?
jmralves
Mar 06, 2006, 05:25 PM
Os modelos GWS têm (tiveram?) uma vantagem, iniciaram a democratização dos modelos RC, um pouco por todo o mundo, devido ao seu baixo custo e razoáveis qualidades. Como sempre, os chineses foram peritos em copiar o que melhor se faz em RC, embora, e concordando com o que diz o UltraOhm, nem sempre do melhor modo.
Não tenho nehum modelo GWS, mas tenho fans GWS e desisti delas e mudei para a Wemotec, só que as fans Wemotec custam cerca 2x mais...
Jorge
jmralves
Mar 06, 2006, 05:26 PM
Belo Vídeo, não haverá por aí mais???
ciberjohn
Mar 06, 2006, 06:14 PM
É verdade...ehehe
Estou a combinar um encontro de easystars, numa praia da margem sul ainda a definir, se ouver interessados » ciberjohn@gmail.com ;)
HUGSSS
jmralves
Mar 06, 2006, 06:34 PM
Praia com encosta e vento???
ciberjohn
Mar 06, 2006, 06:53 PM
bom, respondendo à questão da GWS....é verdade que são fraquitos, e o melhor warbird é o Zero. Mas, uma coisa é certa...sem eles, eu n saberia hoje o que é o aeromodelismo... e é um desafio altera-los e melhora-los para voarem bem :-)
mais videos, há, mas tenho de os por online
Voar na praia, há sempre o lift marinho ;) Que eu estou hbituado a usar para fazer voos perto dos 50 minutos.
HUGSSS
joao
Mar 19, 2006, 04:11 AM
O meu último briquedo: um Miracle 900
Coloquei uma fotos e comentários aqui:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=436279
Uma BOMBA !!!
Cheers, João
jmralves
Mar 19, 2006, 04:34 AM
Olá João,
Promete muito tempo de "vida útil" este bicharoco, faz lembrar-me o meu shockie :)
Por aqui tenho estado parado, desde que que deixei cair o meu Eco8 :o , estou à espera das novas pás e demais peças de substituição.
Jorge
ciberjohn
Mar 19, 2006, 04:36 AM
www.ciberjohn.com/easystar.wmv
www.ciberjohn.com/careka.wmv
HUGSSSSS
jmralves
Mar 19, 2006, 06:09 AM
Há mais vídeos da pista do Seixal??
pelo que me lembro, os anteriores tinham melhor definição, usaste a mesma máquina?
No entanto, estão muito giros :)
Jorge
PS. Estive lá no Domingo passado, e não vos vi, a que horas lá estiveram??
joao
Mar 19, 2006, 06:18 AM
Jorge, está prometido !
Se o vento acalmar aqui pelas bandas de Coimbra lá vão mais umas voadelas ao fim da tarde. O Miracle com esta motorização é um espectáculo.
Highly recommended ;) Saludos a todos João
jmralves
Mar 19, 2006, 06:23 AM
No meu shockie tenho um cdrom e poder de ascensão (quase) ilimitado :)
ciberjohn
Mar 19, 2006, 12:47 PM
Olá Jorge, a camara é a mesma, a compressão para rendering do video é que é diferente, senão tinhas files de mais de 100mb.
Regra geral quando vou ao fim de semana só vou de manhã, e cedo ;)
HUGSSSS
jmralves
Mar 19, 2006, 01:18 PM
Então está explicado, cheguei lá por volta das 11h e saí pouco depois...
Continua a postar vídeos, é giro ver a pista e arredores do alto :)
helituga
Apr 25, 2006, 04:31 PM
Olá a todos,
desculpem não participar mais mas o trabalho não permite .
A todos os "malucos" dos helis eléctricos que sejam da zona de Almada ou arredores, um bem hajam e estejam á vontade para me darem a conhecer os eventos aqui na zona .
Tenho um Zoom para afinar e um T-REX para completar .Aulas ? Só o que vejo na net e aquilo que um amigo da net me pode explicar, o resto são adivinhas?
A todos os que ainda conseguem voar our pelo menos tentar , bem vindos a esta modalidade que mais não é que uma namorada muito exigente . ;)
João Catarino
jmralves
Apr 25, 2006, 05:44 PM
Olá João,
Ao Domingo de manhã é habitual estarem alguns heli pilotos na pista da siderurgia, alguns deles com muitos conhecimentos e grande mestria no controlo dos nossos brinquedos.
Eu, poucas vezes lá vou, dado que quando vou até lá voar, habitualmente tenho de recolher os cacos :rolleyes:
ultimamente tenho voado num terreno mais ou menos livre, mais próximo de casa.
Jorge
ruben
Apr 26, 2006, 08:24 PM
Olá pessoal !
Já ando por aqui hà algum tempo mas só hoje descobri o "nosso cantinho".
Comecei hà relativamente pouco tempo no aeromodelismo (2 anos) e os Rcgroups foram (e são) uma fonte quase inesgotável de recursos. Em Portugal também temos os nossos foruns - RCMporto (http://www.rcmporto.com/forum/) e Lasanha (http://) :D - este último com muito interesse para quem gosta de eléctricos mas que precisava de um servidor rapidinho! (certo UltraOhm ? ;) )
Por vezes gostaria que em Portugal os foruns fossem mais animados ! O que vale é a disponibilidade de algumas poucas pessoas que por vezes com alguns sacrifícios, mantêm a coisa a rolar. A essas pessoas, o meu obrigado ! :o
Parabéns aos participantes pelos bonitos modelos que apresentaram.
Deixo aqui uma thread que iniciei e que ainda decorre relativa a uma construção mista balsa/depron de uma Piper Cub J-3:
Building a 70'' J-3 Piper Cub using Depron & Balsa (http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=491327&pp=15)
Abraço,
Ruben
jmralves
Apr 27, 2006, 08:14 AM
Olá Ruben,
Bem vindo ao nosso "cantinho" :)
Já agora, onde costuma voar??
Jorge
ruben
Apr 27, 2006, 09:57 AM
Olá Ruben,
Bem vindo ao nosso "cantinho" :)
Já agora, onde costuma voar??
Jorge
Olá Jorge,
Eu sou de Vila Nova de Gaia, mas costumo voar na Pista das Maçaricas em Vagos, perto de Aveiro.
Um local muito aprazível, com uma longa pista relvada e malta porreira ! :D
Ruben.
jmralves
Apr 27, 2006, 02:36 PM
Ok, :)
Se vier(es) cá "baixo", podemos voar na Pista do Seixal ;) (já sei, idem se for aí "acima" :) )
UltraOhm
May 02, 2006, 04:46 PM
Deixo aqui uma thread que iniciei e que ainda decorre relativa a uma construção mista balsa/depron de uma Piper Cub J-3:
Grande malandro andas a fazer avioes para os motores que tens la em casa!!
Ou por outra tinhas um motor Permax 680 que nao serviu no aeromodelo anterior e decidiste fazer uma explendida Piper para ele??!! Nao te dou os parabens porque ja á uns meses que reconheci que és um optimo construtor e o homem dos "depron" o que te da cabo da cabeça é no final, no tal "maiden flight" o modelo passar mal no exame :-) o que na minha opiniao nao é um mau dissabor mas sim um excelente desafio.
Pelo que li nos teus posts o modelo tem um 680 reduçao 3:1 helice 12*8 apcE e um variador 30 amp com 10 NiMh 3300 que nao debitam mais que 35 Amperes inst. o variador aquece que nem o cavalo, o peso esta na ordem dos 2.4 kg tudo onboard!!
Nestas condiçoes necessitas de:
-240 W Eficazes (100 w por quilo) para voo de descolagem no solo e voo calmo ROG
-288 W Eficazes (120 w por quilo) para voo sport
ou seja uma vez que esse motor brushed de ferrite tem uma eficiencia que nao deve ultrapassar os 65% deveras ter que ter:
- 396 Watt de potencia total ou seja uma vez que usas um pack de 10 nimh ou seja 13.8 Volt nominal a corrente necessaria tera que ser 28.6 A para voo calmo limite max do variador
- 475 Watt de potencia total 13.8 V 35 A para voo sport o variador aqui ja queimou.
Que tal baixar o peso do modelo?
Umas 8 Nimh com essa helice nao deve servir pois o push para o peso em questao nao sera suficiente para a descolagem, de facto as lipos fazem milagres umas 3S2P de 2000 mAh seram suficientes com 10C de descarga no minimo o peso diminuira consideravelmente e a tensao ficara nos 11.1 a 12.6 V Max o variador tera que ter mais de 30 amperes se queres voar descansado garanto-te que voara melhor e se possivel emagreçe o mais possivel o modelo.
Quanto ao motor esse sejam com as lipos ou as 10 nimh ira esgostar as escovas como um pavio dai que seja boa ideia diminuir o tamanho e o passo da helice, aumentar a tensao aplicada no motor e diminuir a corrente mantendo a mesma potencia ou seja se colocares um pack de 4S LIPO ou 12 elementos NiMh baixas as dimensoes da helice mantendo os 25 ou 26 amperes e fazes contas 12Nimh=4S=16.8V para ~450 W necessitas 26.7A.
Bom dize coisas!?
jmralves
May 02, 2006, 05:15 PM
UltraOhm,
Um desafio:
Um Extra300S 1,64m , 4Kg com 4S2P 3300, motor LRK 350-25, APCE 15x8, 43A max.
Será que isto voa decentemente sem causar muitos amargos de boca??
UltraOhm
May 02, 2006, 07:19 PM
Um desafio:
Um Extra300S 1,64m , 4Kg com 4S2P 3300, motor LRK 350-25, APCE 15x8, 43A max.
Será que isto voa decentemente sem causar muitos amargos de boca??
"C'est le gros modèle de la série, diamètre 42 mm, longueur 43 mm, axe 5 mm, poids 230 g , puissance 500 watts en continu et 850 en crête, de 12 à 20 éléments. pour hélicos jusq'à 4.5 k, funflyer de 3 kg et planeurs de 6 kg"
Tua configuraçao:
Potencia 16.8*43= 722.4 W 222.4 W acima dos 500 W nominais
Como consequencia o motor ira aquecer muito o rendimento desce a 60% e a potencia eficaz ficara em 433 W muito abaixo daquilo que precisas.
No entanto se usares a potencia a que o fabricante diz ou seja os 500 W a corrente nao devera ultrapassar os 30 A com 16.8 V e assim teras uma potencia de ~ 403 W eficazes com 80% de rendimento calculo aproximado feito no motocalc 7 o que dara 403/4= 100 W/kg como calculas nao te quero desanimar mas acho que nao vai resultar muito bem.
Potencia necessaria para esse modelo: Acrobatico 200 W/kilo 4kilos= 800 W Eficazes
Se fosse um modelo com 3 kg tal como o fabricante recomenda teriamos 403/3= 134 W/kg teriamos assim um voo sport para um modelo que necessitaria de 200 W/kg
ruben
May 04, 2006, 07:58 AM
Grande malandro andas a fazer avioes para os motores que tens la em casa!!
Ahahahahahah ! :D
Essa teoria de fazer um avião à volta do motor é boa ! Claro que no meu caso nunca funciona... Pelo menos com este motor !
Em todo o caso UltraOhm, agradeço mais uma vez a tua disponibilidade para me dares uma ajuda para depois do Spitfire, tentar colocar a Piper a voar.
Então é assim:
- Tenho 2 packs de 10 Nimh 3300 mhA;
- Já me chegou um pack Lipo 3S3P de 4500 mHa (limite 6C +-27A); :D
- Estou à espera que chegue uma hélice 10x7 APC-E.
- Troquei o variador de 30Amps por um de 35 Amps (limite 45Amps).
Enquanto não chega a 10x7, fiz uns testes em casa com uma CAM Aeronaut 10x8 e notei que necessito de agarrar o avião com mais força do que com a 12x8... :confused: Como alguém me respondeu na thread, pelos vistos este motor gosta de volts e ao baixar a hélice, baixou o consumo e aumentou a voltagem, será assim ?
NOTA: Pelo motocalc, com esta hélice o consumo deverá rondar os 25-26 Amps.
Não estou com grande vontade de investir mais dinheiro em baterias para conseguir pôr este motor a voar ;) daí não querer mudar para um pack de 12.
Vou efectuar o voo, usando as Lipo e hélice 10x7 ou 10x8. Com o consumo rondando os 26 Amps, deverei obter 358W que espero serem suficientes para voar a Piper. Com as Lipo, o AUW ronda os 2Kg. :D
Claro que espero usar full-power apenas para a descolagem senão, com estas Lipos ainda vamos ver uma Piper a arder no ar ! :rolleyes: A 50% de potência, o consumo anda nos 15 Amps que espero dê para voar calmamente...
Tal como referes, vamos baixar o peso da Piper, diminuir a hélice e experimentar.
Se mesmo assim não der, virá um brushless a caminho... Ainda por cima faço anos este mês ! Já me estou a ver virado para a minha mulher: "Miuda: Nos meus anos quero um variador de 40Amps e um motor brushless de pelo menos 400 watts!" :D
UltraOhm
May 04, 2006, 01:02 PM
Vou efectuar o voo, usando as Lipo e hélice 10x7 ou 10x8. Com o consumo rondando os 26 Amps, deverei obter 358W que espero serem suficientes para voar a Piper. Com as Lipo, o AUW ronda os 2Kg.
Vai voar sim porque isso da aproximadamente 116 W/Kg de potencia eficaz pelo que te dara para efectuares uns voos calmos alias tao particulares desse mesmo tipo de aviao na vida real, mesmo assim arrisco a dizer que o trottle ira trabalhar quase sempre na casa dos 70%. De todas as formas podes ir preparando algum dinheirito para o conjunto brushless pois quando começares a ver que o motor derrete escovas como quem come um gelado depressa chegas a uma conclusao ;-). Nao querendo fazer publicidade e querendo tao somente ajudar e porque a vida esta cara tenta este site http://www.hobbymodelismo.es/tienda/index.php?cPath=3_345_344 pois foi ate hoje onde encontrei os variadores brushless mais em conta e com bons resultados por exp. propria.
UltraOhm
May 04, 2006, 01:05 PM
depois do Spitfire, tentar colocar a Piper a voar.
A proposito o spitfire ja voo?? e que lhe puseste??
jmralves
May 04, 2006, 02:58 PM
Sacrilégio :eek:
Já desmontei o motor eléctrico do Extra, vou montar-lhe um MVVS 91 com uma pipe tipo hattori.
Já me estou a ver no campo a fumegar por todo o lado e com um cheiro horrendo a ricíneo rançoso.
UltraOhm
May 04, 2006, 03:56 PM
Sacrilégio
Já desmontei o motor eléctrico do Extra, vou montar-lhe um MVVS 91 com uma pipe tipo hattori.
Já me estou a ver no campo a fumegar por todo o lado e com um cheiro horrendo a ricíneo rançoso.
eh eh eh nada como assustar a malta com a mania dos electricos...
jmralves
May 04, 2006, 06:23 PM
Bem, estava a falar a sério :D
Mas, pelo sim pelo não, talvez vá amanhã a Lx à procura de um acrobático 1,3m/2,6kg para montar o motor LRK com as lipos 4S e uma APCE 13x8, 14x8.
A graupner e a Jamara tem uns modelos ARF interessantes.
O problema é que os modelos foram preparados para as vibrações dos motores CI, logo são pesados, Têm sugestões????
a ver vamos...
ruben
May 05, 2006, 07:40 AM
... foi ate hoje onde encontrei os variadores brushless mais em conta e com bons resultados por exp. propria.
Eu estava a pensar comprar o JETI ADVANCE PLUS 40-3P que arranjo cá por 98 Euros (95 euros em Espanha) mas reparei que existe no site que indicaste o "FEIGAO VARIADOR BRUSHLESS 40/60A HP" por metade do preço !
Tens experiência com este variador ?
Também já ouvi falar muito bem do "Tornado 40A" que anda na casa dos 50 Euros.
Sempre poupava 50 Euros em relação ao Jeti que deve ser o topo dos variadores...
Relativamente ao Spit, ainda não levantou voo. Estou à espera de investir nos brushless para pegar nele novamente. Entretanto devo começar a arranjar a fuselagem e fazer uma nova asa.
Também estou virado para fazer um bimotor eléctrico e um dos que estava na minha lista era o Casa C-212 Aviocar que por acaso vai ter um plano publicado no final deste mês na RC Model World ! :D :D
Fuselagem quadrada, asa de fundo plano e de forma rectangular... Hummm Construção simples !!!! :rolleyes:
Provavelmente, 2 x Permax 480 com reductoras 4:1 ou tens melhor sugestão ? Espero usar os packs de 10 Nimh 3300mHa.
Já agora se não for pedir muito, :) com o desgraçado do motor ex-Spitfire e quase-ex-Piper, que avião achas que eu poderia por a voar com ele usando apenas 8 Nimh 3300mHa ? Isto sabendo que só o motor+pack = 800g !
Ou faço um barco e mêto-o lá ? :D
Abraço
UltraOhm
May 05, 2006, 02:20 PM
Eu estava a pensar comprar o JETI ADVANCE PLUS 40-3P que arranjo cá por 98 Euros (95 euros em Espanha) mas reparei que existe no site que indicaste o "FEIGAO VARIADOR BRUSHLESS 40/60A HP" por metade do preço !
Tens experiência com este variador ?
Tenho 2 feigao 60/80A a trabalhar com um twister .60 e outro com um twister .40 e ate agora com muito bons resultados.
Provavelmente, 2 x Permax 480 com reductoras 4:1 ou tens melhor sugestão ? Espero usar os packs de 10 Nimh 3300mHa
E pesos e medidas? se ficar perto das caracteristicas do twinstar ou do partnavia entao voa com certeza mesmo sem as redutoras e com trem.
Já agora se não for pedir muito, com o desgraçado do motor ex-Spitfire e quase-ex-Piper, que avião achas que eu poderia por a voar com ele usando apenas 8 Nimh 3300mHa ? Isto sabendo que só o motor+pack = 800g !
Ou faço um barco e mêto-o lá ?
Um asa alta trainer que nao ultrapasse os 1,8 kilogramas
ruben
May 06, 2006, 06:30 PM
Obrigado pelas respostas UltraOhm.
Provavelmente vou encomendar o Feigao 40A.
Quanto ao próximo projecto do bimotor, deverá andar na casa do 1.60m e 1.5Kg.
Lionheart*
May 08, 2006, 05:04 PM
Boas a todos,
Se me permitem, eu tenho um Scout (trainer), saiu há uns anos numa revista, e voa muito bem com um 600 bb, variador de 30 Amp, hélice 10x3, redutora mpjet 2,85:1, pack 8 3000mha gmvis, peso 1600 gr, autonomia de 8 a 10 min, mas já fiz voos de 25 min, parecia um planador :)
Um abraço,
Lionheart
Lionheart*
May 08, 2006, 05:05 PM
hélice é a 10x7 da apc de electrico
jmralves
May 08, 2006, 05:45 PM
Olá Coração de Leão, bem vindo :)
Colegas,
Já tenho mais um Extra na minha frota :D
é um BH models (Black Horse models) 1,48m, nasceu para receber um fumarento 46, mas vai levar um LRK 350-25 com uma lipo 4S.
Estou neste momento a inventar um modo de instalar a lipo :rolleyes: , esperando que fique um pouco abaixo dos 3kg (2,8kg era Excelente)
Jorge
jmralves
May 08, 2006, 06:01 PM
à partida, a lipo está instalada, logo veremos se bem...
UltraOhm
May 08, 2006, 06:55 PM
eh eh eh nao ha nada melhor que comprar primeiro os motores e depois o modelo logo se vê..Mas sera que a maquina nao tem uma grande angular para se ver o modelo todo??
Ola bem vindo Lion este ano la vamos a taça dos campeões europeus ..O scout tem que envergadura?? Será parecido a este:
http://aeromodelismo.lasanha.net/modules.php?set_albumName=Mirage-550-600-CG&op=modload&name=gallery&file=index&include=view_album.php
Estou tao contente como o JMRALVES pois perdi a cabeça e investi num modelo o Piper Cherokee da hangar 9
http://www.horizonhobby.com/Products/Default.aspx?ProdId=HAN1900
tambem concebido para andar nos fumos mas este vai largar o vicio de fumar e vai-se electrificar, sugestoes para a motorizaçao??
ruben
May 08, 2006, 07:52 PM
Olá UltraOhm !
Andas à procura de pechinchas e arranjaste uma nos states ??? :D
Belo avião !
Então vamos lá ver se eu acertava com uma motorização para ele:
Com um AUW de 2800g, retirando a quinquilharia toda das fumaças (motor+escape+bancada+depósito) deverás ficar com uns 2 kg (já com servos, receptor e variador).
Tens portanto cerca de 1kg, para "gastar" em baterias e motor.
Para um peso final a rondar os 3 kg e para um avião com essas características, deverás necessitar de cerca de 150w/kg, ou seja, um motor que te forneça pelo menos 450 watts.
Poderás usar um AXI 4120/14 com uma hélice 13x11 e pack de 12 nimh ou 4S lipo que em full-throttle, consumirá cerca de 50 Amps obtendo assim cerca 690 watts. Assumindo uma eficiência de 86%, ficarás ainda com cerca de 590 watts que já dá para brincares com esse perfil semi-simétrico ! :D
Como o motor pesa 320g, sobram-te 680g para baterias, pelo que terás que ir para as Lipos !
Se usares um pack 4S provavelmente terás que usar um pack separado para alimentares o receptor e os servos.
Uffff !!!! :p
Que tal Sr. Professor ? Passei no exame ?
E já agora, hoje chegou uma pequena encomenda cá a casa, com um motorzito :D brushless 2915-5 (equivalente ao AXI 2820 mas 1/3 do preço -37 euros !). Este motor pesa apenas 160g (metade do 600),
Provavelmente não vou resistir e o 600 vai sair da Piper durante esta semana.
Acho que ela merece ! :p
Abraço
jmralves
May 09, 2006, 08:33 AM
Aqui estão,
Jorge
UltraOhm
May 09, 2006, 10:42 AM
E já agora, hoje chegou uma pequena encomenda cá a casa, com um motorzito brushless 2915-5 (equivalente ao AXI 2820 mas 1/3 do preço -37 euros !). Este motor pesa apenas 160g (metade do 600),
Provavelmente não vou resistir e o 600 vai sair da Piper durante esta semana.
Acho que ela merece !
Ora Ora será um TOWER PRO ????
DIMENSION 36.4x51.7
WEIGHT 123g
MAX EFFICIENCY 90%
BATTERY 3LIPO
KV 930
PROPeLLER 11x6/12x6 APC-E
CURRENT 3A-35A
VOLTAGE 7.2-16.8
equivalente a um glow .25 cuja potencia nao devera ultrapassar os 340 Watt efectivos!! para a Piper parece-me suficiente.
Poderás usar um AXI 4120/14 com uma hélice 13x11 e pack de 12 nimh ou 4S lipo que em full-throttle, consumirá cerca de 50 Amps obtendo assim cerca 690 watts. Assumindo uma eficiência de 86%, ficarás ainda com cerca de 590 watts que já dá para brincares com esse perfil semi-simétrico !
Estas a ir muito bem só tenho um senão.
Repara 50 Amps é muito ampere isto significa 50 amperes de corrente a passar por cabos electricos variadores e enrolamentos de motor isto provocam muito aquecimento pelo que as perdas electricas sao criticas e poderam inclusive derreter o material se os materiais usados nao forem os melhores.
A potencia electrica é igual a P=U*I e o resultado em Watt.
O truque é simples uma vez que a corrente em excesso produz maiores perdas nos condutores sob a forma de calor, ja que os condutores apresentam sempre resistencia electrica, para minimizar ao maximo este problema mantendo a necessaria mesma potencia diminui-se a corrente e aumenta-se a tensao, alias é este mesmo processo que se faz no transporte de electricidade desde as barragens ate nossas casas (o transporte em distancia e sempre efectuado a elevadas tensoes e baixas correntes no sentido de minimizar as perdas gastas no fios condutores mantendo as mesmas potencias necessarias aos consumidores.)
Como norma a corrente maxima permitida nos nossos conjuntos motrizes nao deverá exceder os 35 Amperes mais que este valor os cabos necessitam de ser muito grossos os variadores aquecem as fichas derretem por isso nada como aumentar a tensao de trabalho e tal como convem escolher motores adequados a trabalhar com tensoes mais elevadas ou seja que apresentem por norma resistencia mais alta e RPM/volt mais baixos.
Este fulano é tarado mas que grande maçada de electricidade que nos esta a dar nao?? :eek: :eek: :eek:
Nada como um ganda motorzarro de fumos, barulho, combustivel e power. É que a electrificaçao para alguns infelizmente ainda é bicho medonho... :confused:
vBulletin® Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.